Solidariedade em ação: UPL recebe donativos para o Líbano

Graças à mobilização promovida pelo Fundo Humanitário Unidos pelo Líbano (UPL) – e ao engajamento do povo brasileiro e da comunidade libanesa no país – a segunda fase da campanha de arrecadação alcançou bons resultados. Foram enviadas ao Líbano 38 toneladas de suprimentos, incluindo alimentos e medicamentos, fundamentais para o alívio da crise humanitária que aflige o país.


As doações vieram de todas as partes do Brasil, demonstrando a união entre cidadãos, empresas e entidades que, juntos, abraçaram a causa em um momento crítico. O apoio solidário do Brasil, mais do que uma demonstração de fraternidade, foi essencial para garantir que essas doações chegassem ao Líbano.


A UPL agradece ao governo brasileiro, que não apenas acolheu os repatriados, mas também disponibilizou o transporte das doações por meio de voos em aeronaves oficiais. Também expressa sua gratidão ao Ministério da Defesa, à Força Aérea Brasileira e à Base Aérea de São Paulo pelo comprometimento em fortalecer o envio dos donativos.


O sucesso desta fase inicial da campanha reforça o poder da solidariedade e a capacidade do povo brasileiro e da comunidade libanesa em transformar doações em esperança para aqueles que mais precisam.

Lançamento do Fundo Humanitário de Ajuda ao Povo do Líbano

No dia 3 de agosto, de um evento na Embaixada do Líbano, em Brasília. Na ocasião, além de lembrar os dois anos da explosão do porto de Beirute, ocorrido em agosto de 2020, foi oficialmente lançado o Fundo Humanitário de Ajuda ao Povo do Líbano, cujo presidente de honra é o ex-presidente Michel Temmer.


O objetivo do fundo, uma iniciativa da Embaixada e do Ministério das Relações Exteriores, é arrecadar recursos para ajudar o Líbano a superar uma das piores crises dos últimos 150 anos, de acordo com relatório lançado pelo Banco Mundial. A população convive com a desvalorização da sua moeda, inflação alta, dificuldades de importações de insumos básicos e blecautes, entre outros problemas.


A iniciativa contará com a participação do grupo Unidos pelo Líbano, que será responsável pela supervisão, arrecadação, aplicação dos fundos e a governança dos projetos. O grupo, que é presidido por Mohamed Zoghbi, foi constituído na ocasião da explosão em Beirute, encabeçou várias ações de ajuda humanitária, e reúne membros e entidades da comunidade líbano-brasileira.


Diversas autoridades políticas, consulares e membros da comunidade líbano-brasileira prestigiaram o evento. Além da anfitriã, a embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, marcaram presença o ex-presidente Michel Temmer e o Ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

Share by: